0800-171-6000

Saiba como escolher uma Clínica de Recuperação. Quais os principais pontos a serem avaliados. Profissionais necessários dentro de uma clínica . Dentre outros critérios abordados.

Quando falamos em Clínica de Recuperação logo nos vem a imagem de um lugar fechado com trancas e grades, e infelizmente isso nos traz uma certa insegurança em relação a como escolher a clínica certa, em como achar a que mais se identifica com nossas exigências.

Decerto com as dicas que nós iremos apresentar a você irá facilitar a sua escolha.

1 º Ponto para escolher uma Clínica de Recuperação

Nesse momento iremos falar sobre Infraestrutura, que nada mais é do que o espaço onde o tratamento acontece.

Embora a procura não seja por um lugar cujo objetivo é tirar férias, precisamos ter em mente de que um lugar bem equipado e preparado certamente nos trará mais confiança e conforto.

Infraestrutura envolve toda parte física do espaço, dormitórios, cozinha, área de alimentação, área de lazer dentre outros, é importante que esses lugares estejam sempre com a limpeza adequada e conforme as exigências de órgãos públicos.

Avaliar a quantidade de pessoas que se alojam dentro do mesmo quarto, para que tenha garantia que será um espaço de conforto e descanso nas horas propicias.

Apesar de estar em um lugar que tem o objetivo de trazer uma reeducação, é necessário que exista um momento de descontração, por isso, é bom sempre perguntar sobre os momentos de lazer.

Todavia pergunte aos representantes quais são as atividades que eles oferecem nas horas vagas e faça sua avaliação sobre elas.

Uma boa estrutura física com certeza ajuda no conforto e segurança tanto para o paciente quanto para os que estão de certa forma evolvidos nessa luta.

Certifique-se de perguntar se a clinica da qual obteve interesse possui todos as documentações necessárias para funcionamento, sendo assim uma clinica legalizada.

Abaixo deixei os principais documentos necessários, assim facilita a sua busca.

2º Ponto para escolher uma Clínica de Recuperação .

Com a finalidade de pesquisa é importante saber qual a especialidade da clínica que procura. apesar de ser todas para dependência química .

Ainda assim, pode ter clínica especializada em um determinado caso especifico, por exemplo, clinica que atenda somente alcoólatra.

Certamente nesse aspecto não terá problema já que na maioria das vezes todas as clinicas seguem o mesmo padrão de tratamento.

Ainda assim, é válido se informar. Se for possível pesquise mais sobre a clínica que escolher, histórico e relatos de outros pacientes que tenham passado por lá.

3º Passo para ser avaliado

Duração de tratamento e estadia do paciente.

Fica difícil estipular um prazo determinado para cada caso, já que isso é avaliado por um médico e pode variar de paciente para paciente.

Mas, as clínicas possuem um tempo proposto de contrato o que faz com que você firme o vinculo com ela e ela desenvolva o trabalho oferecido.

Esse tempo pode variar de 3 (três) a 9 (nove meses), conforme dito anteriormente, dependendo de cada caso e sendo avaliado por um médico.

Normalmente, as internações duram por um período mínimo de 6 meses, período considerado suficiente para que o paciente absorva todo o conteúdo proposto.

Entretanto, é importante que conheça qual será a rotina do paciente, quais atividades ele irá elaborar dentro do seu dia a dia, para que garanta que ele terá o acompanhamento necessario.

4º Profissionais

Em clinicas de recuperação há uma equipe multidisciplinar, que faz o acompanhamento com o paciente desde a sua chegada.

Normalmente, essa equipe é composta por médico psiquiatra, psicóloga, enfermeira, terapeuta, coordenador e monitores, porém, algumas clinicas possui uma equipe mais extensa com nutricionista, educador físico e assistente social.

Procure informações sobre os atendimentos, a frequência dos profissionais e quais profissionais a clinica possui.

Colete informações sobre a equipe médica, enfermeiras, medicações e técnicas abordadas.

Além das documentações da clínica da qual citei no primeiro tópico, os profissionais da área da saúde também possui um documento que habilitam eles para a profissão.

Entretanto, é um documento que eles adquirem por conclusão de seus estudos e todo profissional que esteja atuando na área possui.

São classificados por siglas, como por ex : CRM – ( Conselho Regional de medicina) , CRP – ( Conselho Regional de Psicologia), dentre muitos outros.

Todavia, uma clínica legalizada terá todos esses requisitos corretos.

5º Informação sobre o pós internação

Portanto ultimo, mas, não menos importante, é saber como será o pós internação, coletar essas informações com a unidade escolhida é muito válido.

Embora algumas oferece um tratamento ambulatorial, ou indicam que continue um atendimento com psicóloga por um período de tempo.

Mas, tudo isso são coisas a serem avaliadas de acordo com cada caso e cada paciente.

O tratamento proposto, é o mesmo na maioria das unidades de clinicas espalhadas no brasil, o que diferencia uma das outras é esses itens da qual selecionei especialmente para ajudar você.

Sobretudo, sem sombra de duvidas, o mais importante é você escolher a unidade que mais se identifica com você e que cabe no seu bolso.