0800-171-6000

Acompanhe agora este post que fizemos exclusivamente para que você saiba de forma detalhada como

ajudar um dependente químico que não aceita ajuda.

Ajudar um dependente químico que não aceita ajuda não é uma tarefa fácil, já que o dependente químico muitas vezes não aceita seu quadro atual nem que é portador de uma doença e que na maioria dos casos a pessoa não quer fazer uso da substancia, porem tem a crença de que não é mais capaz de viver sem o uso.

 Os familiares e seu ciclo social acabam sofrendo ao oferecer ajuda tentando o fazer entender a necessidade de um tratamento adequado antes de alguma consequência mais grave e até mesmo irreversível.

Como ajudar um dependente químico que não aceita ajuda?

 A melhor forma de ajudar um dependente químico que não aceita ajuda é uma conversa franca em um momento adequado, em alguns casos a indicação é a união de forças entre familiares e amigos próximos.

 Em um lugar adequado e em algum momento onde o dependente não esteja sobre o efeito da substancia, tente conversar de uma forma que estabeleça uma relação de confiança e proximidade evitando julgamentos de fatos passados e com foco na solução do problema e oferecendo apoio.

 Mas não se deve confundir apoio com conivência, deixar claro que está disposto a apoia-lo em um tratamento e confiando em sua recuperação e jamais ser cumplice nas decisões erradas que o dependente toma controlado por sua doença.

 O objetivo deve ser de faze-lo entender os prejuízos que a dependência química tem trazido a sua vida, incluindo fatos onde pode ter oferecido riscos a si mesmo e todos ao seu redor.

 É muito importante já ter o máximo de informações necessárias sobre os seus vícios, para tentar conscientizar o dependente.

Estratégias:

 Para ajudar um dependente químico que não aceita ajuda muitas vezes é necessário traçar algumas estratégias, devido a dificuldade de aceitação do usuário e também da gravidade da situação, para evitar ao máximo que o dependente use toda esta tentativa de ajuda-lo para seu próprio mal.

 Uma intervenção da família para ajudar um dependente químico que não aceita ajuda se faz necessária muitas vezes para salvar a vida do próprio dependente que não se reconhece como doente, e que precisa de um tratamento. Neste momento muitas vezes ele não entende que além de prejuízos graves a sua saúde física e mental, também adoece de alguma forma todos ao seu redor.

Neste cenário é também indicado a internação involuntária que é regulamenta da por lei Lei nº 10.216/2001 podendo ser solicitada pela família ou responsável legal que solicitou a internação .

   Pensando nisso o Grupo Brasil internação que conta com equipes especializadas de remoção, com toda a segurança, até a clínica indicada e unidades de recuperação em todo o Brasil, todas credenciadas junto aos órgãos competentes, a realizar a melhor forma de tratamento de acordo com o perfil do dependente.

Limites:

 Estabelecer Limites e muito importante para ajudar um dependente químico que não aceita ajuda, é uma das primeiras atitudes a serem tomadas já que durante o efeito da substancia o usuário perde sua capacidade de decidir racionalmente sobre situações do dia a dia e em muitos casos já não consegue mais distinguir o que é certo e errado, pois seu objetivo principal naquele momento é de apenas conseguir mais uma dose de sua droga de eleição.

 Esses limites devem ficar claros ao dependente que suas escolhas tem consequências, não devendo ser assumidas por ninguém de seu ciclo social e familiar, desta forma o usuário vai percebendo que ninguém o apoia em seu uso, mas estará sempre a seu lado no processo de recuperação.

O Grupo Brasil internação tem como objetivo ajudar o dependente químico que não aceita ajuda e promover a conscientização do paciente, oferecendo recursos de desenvolvimento humano para uma melhor qualidade de vida do dependente e seus familiares.

Apesar deste processo complexo o Grupo Brasil internação tem alcançado excelentes resultados na reabilitação de dependentes químicos em todo o brasil, oferecendo clinicas com toda a infraestrutura necessária para o tratamento e com apoio de Profissionais capacitados e Equipes de remoção especializadas 24hrs ,oferecendo acompanhamento médico, psicológico e terapêutico, em tempo integral.

Entre em contato com nossos especialistas de plantão, Nós podemos ajudar!

Tratamento alcoolismo

Tratamento Do Alcoolismo

Neste post iremos falar de forma detalhada sobre a doença e o Tratamento do alcoolismo Mas o que é Alcoolismo? O Alcoolismo é uma doença reconhecida …
Leia mais