0800-171-6000

Hoje iremos falar sobre os Profissionais que atuam na Clínica de Recuperação, falar um pouco sobre suas funções e objetivos.

Você sabe quais são nossos profissionais e quais suas funções dentro da Clínica de Recuperação?

Se você ainda não viu nos posts anteriores explicamos um pouco sobre como escolher uma clínica de recuperação. E as crenças negativas familiar em relação a clínica de recuperação,

Nesse momento iremos falar sobre a função dos profissionais que atuam dentro da Clínica, iniciando pelo Terapeuta.

Qual a função do Terapeuta?

Um terapeuta é uma figura das mais importantes dentro da Clínica de Recuperação. Ele tem como objetivo desenvolver reuniões e atividades.

Das quais ajuda o paciente entender a aceitar a sua doença.

Além disso, utiliza de diversas abordagens técnicas para abordar o paciente. Mas ele contém uma requisito muito importante.

O TERAPEUTA . É uma pessoa que já sofreu também com essa doença e que conseguiu superar esse desafio. A fim de ajudar ,decidiu se dedicar a outras pessoas a sair dessa vida também,

Dentro das reuniões ele auxilia os pacientes para entender mais sobre essa doença da qual eles já não possui mais controle.

E que é o momento de parar para refletir e colocar os pingos nos eixos. Por isso, a necessidade da internação.

Além de elaborar atividades em grupo, ele faz atendimento individual também. O que ajuda a entender o problema de cada paciente individualmente.

Assim, ele cria um vinculo de confiança e afetividade com o paciente. O que facilita todo o processo de tratamento.

Além disso, é um dos únicos profissionais que estará ligado ao paciente o dia todo. Conseguindo avaliar suas dificuldades no dia a dia, além daquilo que o paciente fala.

Existe diversos temas de reuniões e nelas eles aprendem como lidar com suas dificuldades, como evitar uma possível recaída dentre muitos outros assuntos.

Contudo, Terapeutas em Dependência Química são profissionais que atuam especificamente no tratamento e recuperação de usurário de drogas.

Assim sendo como um elo entre os profissionais de nível superior (médicos, psiquiatras psicólogos), e os pacientes que procuram orientação ou tratamento.

Psicóloga(o)

Dentro do quadro de nossos funcionários e suas funções temos também a PSICOLOGA(O).

Com toda certeza esse também é um profissional extremamente importante.

Que tem por objetivo ouvir, aconselhar e diagnosticar um paciente. Ajudando a prevenir ou tratar distúrbios mentais, emocionais e de personalidade.

Ela é responsável no auxilio da boa saúde psicológica do individuo.

Desse modo ,ela faz acompanhamento com o paciente desde o dia de sua chegada. De fato também utiliza de ferramentas afim de criar vinculo de confiança e conseguir auxiliar o paciente durante suas consultas.

Setor Administrativo.

Por mais que esse setor não está ligado diretamente com o paciente. Ainda assim existe uma grande necessidade dentro de uma clínica de recuperação.

Uma vez que são as pessoas que trabalham nesta parte que cuida de toda documentação não só da clínica como também do paciente.

Seja como for, é o setor em que toda clinica precisa ter para conseguir manter toda parte de papelada em dia. É quem garante o contrato de prestação de serviço com os funcionários.

E também com o responsável da internação do paciente.

Além de tudo isso, os administrativos resolvem sobre os cuidados da clínica. Como por exemplo:

Regulamentação diante da vigilância sanitária. Dedetização. Acompanhamento do prazo de vencimento de extintores. E muitas outras coisas.

É o setor responsável por toda funcionalidade da Clínica.

Monitor .

O monitor, ou melhor, os monitores. Porque dentro de uma clínica á vários monitores para ajudar os pacientes em suas tarefas do cotidiano.

São ás pessoas que estão monitorando os passos dos pacientes dentro de suas tarefas e garantindo que elas sejam cumpridas.

É provável que você veja muitas espalhados em pontos estratégico dentro da clínica, com a finalidade de inibir uma possível fuga, fiscalizando as regiões onde estão tendo atividade.

Fiscalizam para que não ocorra uma possível desavença entre os pacientes.

Os monitores também ficam no “pé” dos pacientes para garantir que eles estejam agindo dentro das regras.

Nutricionista.

Quando falamos em nutricionista é automático vir a nossa cabeça nutrição e disciplina.

E esse é o objetivo da nutricionista dentro da clínica de recuperação. Oferecer disciplina alimentar para os pacientes, elaborando um cardápio saudável e sustentável.

Além é claro que fazer acompanhamento de seus peso e altura. Trazendo orientação para que eles voltem a ter uma vida alimentar saudável.

No entanto tem todo o cuidado necessário principalmente no inicio do tratamento, já que o paciente passa por um período de transferência e passa a comer de forma desesperada.

Educador Físico

Primeiramente, foi citado que os profissionais são complementos um dos outros. E nesse caso é bem fácil de perceber.

O educador físico também visa a qualidade da saúde de seus pacientes e auxilia a reeducação alimentar incluindo atividades físicas .

Desenvolvendo um tipo de atividade especifica para cada paciente.

O trabalho em equipe faz com que todos os profissionais obtenham êxito em suas tarefas. E consequentemente o resultado na recuperação do paciente também acontece.


Categoria: Institucional
Tag: Nossos Profissionais e suas funções